Com o objetivo de incrementar o processo de ensino e aprendizagem foi realizado um trabalho prático complementar às aulas teóricas de Biologia. Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II, tiveram uma aula prática sobre os grupos sanguíneos. A ação foi promovida pelo professor Igor que coletou amostras de sangue dos alunos e fizeram os testes de identificação dos tipos sanguíneos.
Eles puderam observar os procedimentos e identificar o grupo a que pertencem comparando com os grupos a que pertencem os colegas. A prática de tipagem sanguínea foi escolhida, pois engloba assuntos como herança autossômica, dominância e co dominância, frequência de alelos na população, antígenos e anticorpos e segregação independente, todos pertencentes ao conteúdo programático do 9º Ano.
A articulação entre teoria e prática é essencial para que todos os alunos obtenham o melhor aproveitamento possível das aulas. Os resultados obtidos junto aos alunos com a aplicação do experimento na sala de aula mostraram como a utilização de atividades práticas promove a melhor compreensão do conteúdo de genética.